Reveja agora alguns momentos da edição de 2018.

De 5 a 9 de junho a ilha do Porto Santo recebeu alguns dos mais conhecidos Chefs de cozinha nacionais e internacionais.

O Festival Rota do Atum, uma organização Vila Baleira Resort, teve como curador o Chef Cordeiro que se fez acompanhar do Chef residente Manuel Santos, o Chef Carmine Basile, o Chef José Lopez e o Chef António Vieira. Ao longo do festival foi possível degustar, no restaurante Dunas do Vila Baleira Resort, menus únicos e originais assinados pelos chefs. A última noite ficou a cargo do curador, o Chef Cordeiro, e foi fechada com um espetáculo do bem conhecido Herman José.

Os Chefs

José Cordeiro

Chef

José Cordeiro nasceu em Angola em 1967 e sendo filho de portugueses de Trás-os-Montes, é nesta terra, na qual cresceu, que encontra as suas origens e também a inspiração para cozinhar, conjugando com diversos produtos portugueses, a ligação fraterna com a nossa terra e as nossas gentes. Após várias experiências internacionais, trabalhou como Chefe Executivo em alguns dos mais emblemáticos espaços a nível nacional.

Carmine Basile

Chef

Nascido em Nápoles, Itália, há 50 anos, trabalhou em restaurantes na Grécia, Inglaterra e Suíça, chegando por fim a Portugal em 1996, como consultor gastronómico de cozinha italiana, e iniciando a aprendizagem da gastronomia Portuguesa. Foi chef durante 9 anos no D´Oliva, pertencente ao grupo Al Forno, fez parte do júri no campeonato português de pizzaiolos e, em 2013, aceitou o desafio de entrar num projeto na ilha da Madeira. Actualmente, está no restaurante do grupo San Martino.

António Vieira

Chef

Aos 47 anos, com 27 de profissão, o Chef António Vieira já deixou a sua marca em diversos projectos. Na cidade do Porto, desde o Cafeina em 1995 até ao Terra em 2007. Quando sentiu que estava na hora de voar mais alto, abriu o seu próprio projecto, o Restaurante SHIS, na Foz do Douro. Em 2015, inaugurou o Wish, inspirado em modernos conceitos de restaurante de fusão, onde é possível partilhar uma saborosa refeição japonesa com uma cozinha internacional.

Manuel Santos

Chef

Foi com apenas 15 anos que começou a estudar Cozinha, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, tendo de imediato começado a trabalhar na área do catering. Aos 18 anos chega a Porto Santo, para trabalhar como cozinheiro para o Hotel Vila Baleira. Continuou a sua formação ao longo dos anos, o que contribuiu para a sua subida até chef do Hotel Vila Baleira, cargo que ocupa já há oito anos. É o responsável por tudo o que está relacionado com a comida do hotel.

José António Goye

Chef

A experiência deste chef espanhol é bastante vasta. Conta com mais de 30 anos de formação na área de Cozinha. Não só como aluno, mas também como professor, visto que o Chef Goye deu formação em Cozinha em várias escolas, colégios e universidades. É, desde 1987, proprietário e chef do Restaurante Casa Rufino, em Huelva, tendo sido premiado várias vezes pelo seu contributo para o desenvolvimento da região.

TVI MADEIRA

“O Porto Santo tornou-se na Capital do atum.”

TVI MADEIRA

“Porto Santo no mapa com gastronomia.”

JORNAL ECONÓMICO

“Assinalar a importância do atum na pesca da Madeira.”

SAPO VIAGENS

“O atum é rei no Porto Santo”

RTP NOTÍCIAS

“Uma Ilha que é pura magia.”

TSF

“O rei da festa esta semana é o atum.”

TSF

“Será o atum canibal.”

TSF

“Atum pautado, o mais pescado na Madeira.”

TSF

“A ilha de Porto Santo é terra de profetas e de profecias.”

JM

“Uma noite memorável.”

DN NOTÍCIAS

“O Porto Santo recebe o ´Festival Rota do Atum´.”

PRESSTUR

“O Porto Santo recebe a 1ª edição do Festival Rota do Atum.”

SAPO LIFESTYLE

“Porto Santo homenageia uma arte de pesca importante.”

GAZETA RURAL

“O Festival Rota do Atum procura homenagear o atum.”

funchal noticias

FUNCHAL NOTÍCIAS

“O Festival “Rota do Atum” está marcado para a ilha do Porto Santo.”

funchal noticias

FUNCHAL NOTÍCIAS

“O Festival “Rota do Atum” está marcado para a ilha do Porto Santo.”

DN NOTÍCIAS

“O Festival promete voltar a animar a ilha dourada em nova edição.”

SAPO VIAGENS

“O atum nunca cansa.”

SAPO VIAGENS

“50 fotos que o vão fazer apaixonar-se pela Ilha Dourada.”

SAPO VÍDEOS

“Pesca em alto mar: a tecnologia a bordo.”

ESTRATEGIZANDO

“Viva o Festival do Atum!”

PORTUGAL SEMPRE

“Rota do Atum no Porto Santo é para repetir.”

Organização

Patrocinadores

Apoios

Mais Informações no facebook, por email ou por telefone