4ª Edição 2023

Mestre e Mentor deste grande FESTIVAL ‘ROTA DO ATUM’!! O CHEFE E CONSULTOR CORDEIRO é mestre da cozinha de autor e tem marcado e influenciado gerações de jovens que se iniciam nesta arte, e hoje fazem igualmente história na gastronomia portuguesa.
De palato e mestria exigentes, escolhe com tradição os seus produtos, e cria sabores, cheiros e memórias eternas em forma de arte gastronómica. A sua missão é proporcionar experiências profundamente fortes e inesquecíveis.
As suas conquistas têm sido nos bastidores da restauração e hotelaria como consultor e mentor de grandes sucessos:
2005 – Atribuição do prémio de Melhor Chefe de Cozinha pela Academia Portuguesa de Gastronomia
2004/2005/2006 – Conquista uma estrela do Guia Michelin
2006 – Monta a sua própria empresa e torna-se Consultor
2011/2012 – Conquista a segunda estrela Michelin (revalidada nas edições de 2012/2013)
Inspiração e Força em forma de ‘Chefe’! Gratos por fazer História!

Com mais de 30 anos de profissão, o Chefe António Vieira já deixou a sua marca em diversos projectos. Na cidade do Porto, desde o Cafeina em 1995 até ao Terra em 2007. Quando sentiu que estava na hora de voar mais alto, abriu o seu próprio projecto, o Restaurante SHIS, na Foz do Douro. Em 2015, inaugurou o Wish, inspirado em modernos conceitos de restaurante de fusão, onde é possível partilhar uma saborosa refeição japonesa com uma cozinha internacional.

Nasceu em Felgueiras em 1946 e começou o seu percurso profissional sendo proprietário e gerente de vários restaurantes no Norte e no Sul do país. Até que a sua paixão pela Gastronomia Portuguesa fez com que assumisse exclusivamente a chefia da Cozinha do Restaurante Brasão, um restaurante que conta com 48 anos de existência. O Chefe António Carvalho é um colecionador de prémios de Gastronomia, um colecionador de vinhos e aguardentes antigas e é um eterno apaixonado pela cozinha portuguesa, pelo bom produto, e pela cozinha tradicional de conforto, sempre com uma pitada inspirado pelas suas viagens, aprendizagens e pela sua vontade de viver.

Ilza Cunha, nascida em Governador Valadares Minas-Gerais Brasil, formou-se no curso de contabilista, profissão que exerceu durante 5 anos. No entanto, a paixão em trabalhar na cozinha e em pastelaria foi mais forte. Chegou a Portugal há mais de 20 anos. Trabalhou em restaurantes e pastelarias, e chegou a ser formadora durante algum tempo, até chegar à hotelaria. Trabalhou como Chefe de Cozinha no Pestana Sintra e no Pestana Cascais e teve a oportunidade de passar por experiências no Algarve e no Porto. Hoje está no Hotel Vila Baleira Porto Santo para mais um desafio de vida e profissional.

Donária Pacheco, também conhecida como Chef Dodó.
Formou-se em São Miguel e desenvolveu todo o seu percurso profissional, desde 1998, na cozinha.
Foi chefe de cozinha do Hotel Holiday Inn Azores. Chefiou depois a cozinha do The Lince Azores Hotel. A sua cozinha é muito dedicada aos produtos regionais dos Açores, tendo, neste âmbito, desenvolvido várias ações de formação.
É, atualmente, chefe de cozinha do restaurante Botequim Açoriano, em Rabo de Peixe e uma das chefes do Mercado da Vila.
A cozinha de autor refinando a tradição regional, elaborada pela Chefe Donária Pacheco, no Botequim, tem sido alvo de vários destaques na imprensa nacional e internacional.

A paixão com que António vive a sua profissão é inegável. Desde cedo, percebeu que Portugal era a sua casa e fez dela uma maravilha para quem quer degustar os sabores únicos da tradicional pizza Napoletana. A partir da sua pizzaria em Matosinhos, o pizzaiolo foi o primeiro a conquistar a chamada “estrela Michelin” da arte das pizzas, atribuída pela Associazione Verace Pizza Napoletana que comprova a “autenticidade” e atribui um certificado. Abriu um restaurante com o seu nome em Lisboa, com a mesma receita. O chefe António Mezzero descreve a sua arte da seguinte forma: “Quem faz a pizza napolitana como deve ser, é um herói. Porque 24 horas tem o dia e 24 horas estamos a pensar na pizza.”

Nascido em 1985, João Simões começou a cozinhar quando era ainda apenas uma criança. Natural de Alenquer, o chefe frequentou a Escola de Hotelaria de Lisboa com pouco mais de 16 anos. Desde aí, passou por espaços conceituados como a Bica do Sapato de Fausto Airoldi, pelo Ritz de Pascal Meynard, pelo Altis Belém do chef Cordeiro, o 100 Maneiras de Ljubomir Stanisic, entre outros. Após estas experiências e ainda ter tido a oportunidade de conhecer várias cozinhas do mundo, o chefe João Simões decidiu regressar à sua terra e construir o seu grande projeto de vida, projeto este denominado CASTA85, cujo objetivo passa por marcar a diferença e “colocar Alenquer no mapa da gastronomia”, por suas palavras.

Natural de Valongo, onde nasceu em 1982, Pedro Ferreira é um empresário de sucesso num negócio de família de 4 gerações, contudo foram a mãe e avó, cozinheiras em eventos, que incutiram a paixão pela cozinha e com quem, desde muito novo, deu os primeiros passos no mundo da culinária.
Um autodidata por natureza, foi adquirindo conhecimento a longo dos anos em dezenas de formações com chefes de renome da cozinha e pastelaria.
Apaixonado pela cozinha tradicional portuguesa, quis o destino que se cruzasse com o chefe Cordeiro, um dos grandes nomes da gastronomia nacional, que reconhecendo o seu talento nato para a cozinha fez dele seu braço direito na empresa CCCONSULTING®.

Nasceu na ilha de São Miguel, nos Açores, no meio do atlântico, atualmente frequenta a Faculdade de Direito de Lisboa. Foi considerado em 2020 pela revista Saber Viver uma das 5 mentes brilhantes portuguesas.
Agora, aos 26 anos, conta com 5 obras publicadas, sendo o seu mais recente livro, “Comer à moda dos Açores”, destacado pela crítica como o verdadeiro manual de gastronomia açoriana, onde vários chefes internacionais e com estrelas Michelin escrevem e consideram-no o verdadeiro embaixador da gastronomia dos Açores, entre eles José Avillez e Eneko Atxa.
Filho e neto de chefes de cozinha, é, desde os seus dezoito anos, empresário da área de restauração, onde emprega a sua família no restaurante que abriu na sua ilha e que hoje é já uma referência regional. Recentemente abriu o seu novo espaço Mercado da Vila, onde emprega já cerca de trinta pessoas.
Contudo, é na escrita que encontra a sua melhor forma de comunicar com o mundo. Colabora como crítico gastronómico da Revista Nova Gente, a revista mais vendida em Portugal e é Presidente da mesa da Assembleia da Real Confraria do Cozido à Portuguesa.
Presença semanal do programa Casa Feliz, na SIC, estreou-se igualmente como apresentador no programa Estamos em Casa, nas manhãs de sábado.
Hoje abraça um novo projeto na TVI, ao lado de Cristina Ferreira e tem diversas incursões semanais nos diferentes programas do canal.

3ª Edição 2022

José Cordeiro nasceu em Angola em 1967 e sendo filho de portugueses de Trás-os-Montes, é nesta terra, na qual cresceu, que encontra as suas origens e também a inspiração para cozinhar, conjugando com diversos produtos portugueses, a ligação fraterna com a nossa terra e as nossas gentes. Após várias experiências internacionais, trabalhou como Chefe Executivo em alguns dos mais emblemáticos espaços a nível nacional.

Aos 47 anos, com 27 de profissão, o Chef António Vieira já deixou a sua marca em diversos projectos. Na cidade do Porto, desde o Cafeina em 1995 até ao Terra em 2007. Quando sentiu que estava na hora de voar mais alto, abriu o seu próprio projecto, o Restaurante SHIS, na Foz do Douro. Em 2015, inaugurou o Wish, inspirado em modernos conceitos de restaurante de fusão, onde é possível partilhar uma saborosa refeição japonesa com uma cozinha internacional.

Nascido em Nápoles, Itália, há 50 anos, trabalhou em restaurantes na Grécia, Inglaterra e Suíça, chegando por fim a Portugal em 1996, como consultor gastronómico de cozinha italiana, e iniciando a aprendizagem da gastronomia Portuguesa. Foi chef durante 9 anos no D´Oliva, pertencente ao grupo Al Forno, fez parte do júri no campeonato português de pizzaiolos e, em 2013, aceitou o desafio de entrar num projeto na ilha da Madeira. Actualmente, está no restaurante do grupo San Martino.

Nasceu em Piemonte, na cidade de Alba, a cidade famosa pela trufa branca e pelos seus vinhos.
A paixão pela cozinha foi-lhe transmitida pela sua avó materna e cozinha desde pequenina. Atualmente trabalha no Ristorante Pizzeria S. Martino do Funchal.
Contamos com a presença da Chefe Loredana Fontana Basile nesta 4ª edição do Festival Rota do Atum.

A experiência deste chef espanhol é bastante vasta. Conta com mais de 30 anos de formação na área de Cozinha. Não só como aluno, mas também como professor, visto que o Chef Goye deu formação em Cozinha em várias escolas, colégios e universidades. É, desde 1987, proprietário e chef do Restaurante Casa Rufino, em Huelva, tendo sido premiado várias vezes pelo seu contributo para o desenvolvimento da região.

‘Chef’ desde 2004 passando por diversos países: Índia, Maldivas, Dubai, Londres, Abu Dhabi, e atualmente desenvolver a sua arte em Portugal. É especialista nas ‘cozinhas’ asiática, francesa e britânica.

Aos 16 anos, o algarvio Chef Valentim Martins adotou a Cozinha como sua segunda casa! A paixão e experiência pela gastronomia evoluiu passando por várias cozinhas e países como: Luxemburgo, Escócia, Angola, São Tomé e Príncipe e Cuba.

Chef Jesus Zaiño no Restaurante Casa Rufino, restaurante de três gerações na Isla Cristina! É um especialista em atum rabilho thunnus thynnus!